Sabemos que a exposição solar com moderação e nos horários corretos tem seus benefícios, principalmente quando falamos em reposição de cálcio e de vitamina D. Mas, quando o assunto é envelhecimento cutâneo e câncer de pele, infelizmente o sol ainda é um grande vilão. A utilização de bons protetores solares é indispensável e a sua reaplicação também.

protetor solar atua como uma barreira que absorve os raios UV (ultravioleta), impedindo que danifiquem a pele. Ao adquirir um protetor solar, devemos optar por produtos que ofereçam proteção tanto contra os raios UVA como contra os raios UVB, além de escolher um FPS (fator de proteção solar) adequado ao nosso tipo de pele.

Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele (epiderme), aquelas manchas ardidas e vermelhas que normalmente surgem quando vamos à praia sem proteção. Já os raios UVA não provocam essa reação superficial, porém, são capazes de penetrar em camadas mais profundas (derme). A exposição excessiva desses raios, a longo prazo, danifica a pele, causando envelhecimento e aumentando a probabilidade de câncer.

Como identificar se o protetor que estamos usando tem a devida proteção UVA e UVB?

É necessário analisar o FPS e PPD da sua formulação:

  • FPS (fator de proteção solar) é o responsável pela proteção contra os raios solares UVB;
  • PPD (Persistent Pigment Darkening) é o responsável pela proteção contra os raios UVA.

No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige a exibição do PPD nos rótulos dos protetores solares desde outubro de 2014.

Na prática

Um protetor solar com fotoproteção UVA adequada tem um PPD equivalente a pelo menos um terço de FPS. Então, se o FPS for 30, o índice PPD deverá ser 10 segundo a nova lei.

Nem sempre o PPD vem descrito em números no rótulo do produto, ele também pode ser medido pela quantidade de símbolos (+) que aparecem na frente da numeração do FPS. Quanto mais o símbolo (+) aparecer, maior a proteção.

Pessoas com tendência a manchas de pele e melasma devem optar por uma combinação de FPS com PPD mais elevada.

Dica Bem Viver

Opte por produtos que tenham o PPD em números, pois foram testados IN VIVO. Já os que possuem PPD++ ou PPD+++ só passaram pelo teste IN VITRO.

E o mais importante, consulte sempre um profissional qualificado e de confiança para as devidas orientações.

Últimos Posts

Deixe um comentário